Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: Blumenau está há dois dias com estabilidade na média móvel de novos casos 

gráfico casos
Gráfico mostra tendência de estabilização no número de novos casos.

Uma luz no fim do túnel surge nos números que mostram a evolução da pandemia na cidade de Blumenau. Estamos há dois dias com índices que mostram estabilidade no número de novos casos da doença.

No sábado a média móvel aumentou 14% em relação à média de duas semanas atrás e no domingo, 10%. Segundo os especialistas, índices abaixo de 15% mostram que a cidade entrou no nível de estabilidade em relação aos novos casos da doença.


No sábado foram registrados 231 diagnósticos e no domingo, 166. No total a cidade tem confirmados 43.307 casos de covid-19 entre os moradores desde o início da pandemia.

Outro indicador que mostra essa estabilidade está no número de casos novos registrados nas semanas epidemiológicas, período que começa no domingo e termina no sábado. Na semana que terminou no dia 6 foram feitos 1.766 diagnósticos, aumento de 1,66% em relação à semana epidemiológica anterior.

Precaução

O secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, disse que também observou alguma estabilidade na proporção de diagnósticos em relação à quantidade de testes realizados. Ainda assim, ele vê com precaução esses números e prefere aguardar mais uma semana para verificar se essa tendência se confirma.

Winnetou lembra que a situação da cidade segue crítica, com praticamente todos os leitos de UTI ocupados. A situação da ocupação de leitos nos hospitais é a pior desde o início da pandemia. Por isso mesmo, o esforço de todos para diminuir a proliferação do vírus na cidade é essencial.

gráfico leitos
Evolução da ocupação de leitos de covid-19 em Blumenau no ano de 2021.

O empenho dos hospitais e do poder público para aumentar o número de profissionais da saúde e, com isso, aumentar a oferta de leitos de UTI pode trazer alguma novidade durante a semana. A expectativa do secretário é que aumente o número de leitos habilitados para o tratamento da doença.

Internações e mortes

No domingo os hospitais de Blumenau abrigavam 148 pacientes com covid-19. Desse total, 64 ocupavam leitos de UTI e 84, enfermarias. Há duas semanas eram 109 os internados: 49 em UTI e 60 em enfermarias.

O número de mortes segue alto. A média móvel é de 2,14, bem maior que os 0,71 registrados há duas semanas. Catorze pessoas perderam a vida na semana epidemiológica que terminou no dia 6, mesmo número da semana epidemiológica anterior. É o maior número deste terceiro pico da doença na cidade.

Como não sabemos se o município vai decretar novas medidas restritivas para impedir o avanço do novo coronavírus, cabe à população insistir na adoção das medidas sanitárias recomendadas. Ficar em casa sempre que possível, usar máscaras ao sair, lavar as mãos com frequência e manter distância das pessoas são as armas que temos para enfrentar o inimigo.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *