A régua usada para medir o nível do rio Itajaí-Açu no Centro de Blumenau vai mudar de lugar. O novo equipamento será instalado na talude da Avenida Beira-Rio, onde já esteve anos atrás, mas um pouco antes da ponte Adolfo Konder, levando em conta a direção do rio.
A mudança é necessária porque a régua que existe hoje em um dos pilares da ponte vai perder a função. O equipamento será coberto por um dos novos pilares da estrutura que está sendo erguida para ampliar a ponte.
A nova régua será instalada junto a uma das escadarias que existem na talude. Para isso, a prefeitura vai ter que providenciar um acesso pela calçada da Avenida Beira-Rio, algo que perdemos quando a via foi reurbanizada anos atrás.
A Secretaria Municipal de Obras já trabalha no projeto e deve executar o serviço nas próximas semanas. Pelo menos essa é a esperança do Ceops. O técnico em meteorologia Mário de Oliveira, por exemplo, lembra que estamos chegando ao período mais chuvoso do ano na cidade e a régua é extremamente importante em caso de enchente.
A régua não é o único equipamento usado para medir o nível do rio. Há sensores instalados na ponte que também cumprem o papel. O problema é que equipamentos eletrônicos dependem de energia e as réguas são importante alternativa na falta dela.
3 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
[…] 11/08/2020 2 min de leitura […]
Já fui medidor de nivel de enchente em Blumenau e senti a dificuldade de obter dados precisos, em função da forte correnteza existente na beira-rio, oscilações constantes do nivel provocadas por ondas de correnteza e formato não hidrodinamico da régua que gerava um bigode d’água na lateral da régua, causando erros de leitura suoeriores a 12 cm de nivel, muito alto.
Agora a prefeitura tem a oportunidade de fazer a coisa certa. Então, por que não instalar a régua oficial um pouco para dentro da foz ou do ribeirão da Velha ou do Rio Garcia, minimizando as causas dos erros apontados? De que adiantam sofisticados programas eletrônicos de previsão se a fonte dos dados, lá na régua, não é confiável , como vai continuar sendo se a prefeitura insistir em instalar as réguas na forte correnteza da margem direita do rio, na Beura-Rio?
cialis coupon https://cialiswithdapoxetine.com/# – cialis coupon