Siga-nos

Em alta

COTIDIANO

Igreja luterana terá que cortar mais de 50 árvores de cemitério histórico do Centro de Blumenau 

cemitério
Árvores que serão cortadas foram marcadas com um “x”. Foto: Pancho

O histórico e belo cemitério da comunidade luterana de Blumenau, na paróquia Centro, vai perder 51 árvores em agosto. São plantas que estão mortas ou doentes, algumas com os troncos ocos, e que representam risco ao frequentadores do local, explica o pastor Milton Jandrey.

Elas foram identificadas e analisadas por profissionais da Engenharia Florestal da Universidade Regional de Blumenau (Furb). É deles que veio a recomendação de corte. Muitas das árvores que podem ser mantidas serão podadas e outras serão observadas por determinado tempo até nova avaliação.


O cemitério é conhecido por abrigar sepulturas de famílias tradicionais da cidade, especialmente de imigrantes e descendente de alemães. Até mesmo o corpo do ambientalista Fritz Müller e de integrantes da família dele foram enterrados no local.

A retirada das árvores é uma questão de segurança e deve mudar o cenário do local. Quem conhece o cemitério sabe que boa parte do clima e da beleza que tão bem caracterizam aquele ambiente deve-se à presença dessas árvores.

cemitério
Árvores que serão cortadas foram marcadas com um “x”. Foto: Pancho

Jandrey diz que uma comissão foi formada com integrantes da comunidade luterana para acompanhar o trabalho de corte. Ela também será responsável por planejar o futuro do ajardinamento do cemitério. A ideia é escolher o melhor local e as espécies mais adequadas para plantio e recuperar a perda que hoje é necessária.

Vendaval

O cemitério já havia perdido algumas árvores no vendaval do final de junho. Vinte e oito delas foram arrancadas ou quebradas pela força do vento. Ou seja, no total, o espaço vai ficar com menos da metade das cerca de 140 árvores que estavam entre as sepulturas e no entorno delas.

cemitério
Vinte e nove árvores foram arrancadas pelo vento em junho. Foto: Pancho

Parte das árvores que caíram ou foram cortadas pelo vento de junho já foi retirada, mas ainda é possível ver algumas entre as sepulturas. Pela foto acima fica clara a magnitude do evento meteorológico que atingiu não só Blumenau, mas praticamente todo o estado de Santa Catarina.

Para ajudar a bancar a retirada dessas árvores — tanto as que foram arrancadas pelo vento quanto as que estão doentes ou mortas — a paróquia iniciou uma campanha de arrecadação. Os que estiverem dispostos a ajudar podem depositar qualquer quantia na conta abaixo:


whatsapp
telegram

Banco: Sicredi – 748
Agência: 2606
Conta: 32915-0
Favorecido: CEB – Paróquia Luterana Blumenau Centro
CNPJ: 09.483.172/0001-38

2 Comments

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *