Siga-nos

Em alta

CULTURA E LAZER

Festival multicultural on-line será alternativa para artistas de Blumenau que sofrem com a pandemia 

Um festival cultural on-line pode sair do papel nos próximos meses para ajudar artistas de Blumenau durante a pandemia e manter a programação cultural da cidade ativa, mesmo sem a possibilidade de reunir público no mesmo ambiente. A ideia é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais com o Conselho Municipal de Política Cultural.


Cerca de 50 trabalhos devem ser apresentados nas mais diferentes modalidades, como música, dança, teatro, circo, arte visuais, literatura, cinema e outras. Eles serão selecionados por meio do Prêmio Emergencial Leide Regina de Liz, que vai distribuir R$ 30 mil entre os escolhidos. O dinheiro vem do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.

O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais, Rodrigo Ramos, diz que a ideia tem que passar pela Câmara Municipal e deve ser votada pelos vereadores nesta semana. Se for aprovado, o edital deve ser lançado em agosto e o festival estará nas ruas, ou melhor, nas telas entre setembro e outubro.


whatsapp
telegram

A ajuda vem em boa hora. A classe artística é uma das que mais sofrem os efeitos da pandemia. A boa notícia é que, além dessa oportunidade outras poderão ser aproveitadas, como o Prêmio Elisabete Anderle, do governo estadual, que está em andamento, o Prêmio Catarinense de Cinema, a Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, do governo federal, e o Prêmio Herbert Holetz, aqui do município, que deve ser lançado até o fim do ano.

Homenagem

O nome do prêmio que vai escolher os trabalhos que farão parte do festival é uma homenagem a uma das mais respeitadas incentivadoras da cultura blumenauense. Leide Regina de Liz morreu em abril deste ano. Ela trabalhava na Universidade Regional de Blumenau (Furb) há mais de 35 anos, muitos deles à frente da Divisão de Cultura.

1 Comment

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *