A prefeitura de Blumenau e a Blumob terão de reverter imediatamente a decisão de suspender por tempo indeterminado a gratuidade da tarifa do transporte público municipal para idoso de 65 anos de idade ou mais. A decisão liminar é do juiz Raphael de Oliveira e Silva Borges em ação movida pela Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina.
A gratuidade foi suspensa no início da semana passada em decreto publicado pela prefeitura que listava as regras para a volta do serviço de transporte coletivo em Blumenau. A ideia era fazer com que os maiores de 65 anos permaneçam em casa para evitar a exposição ao novo coronavírus, causador da covid-19. A Defensoria Pública considera a suspensão discriminatória, pois prejudica os que não têm condições de pagar a passagem.
O prefeito Mário Hildebrandt diz que ainda não recebeu a notificação oficial da decisão, mas adiantou que fará o possível para manter a suspensão da gratuidade a fim de evitar que os idosos de Blumenau adoeçam:
“É uma decisão absolutamente equivocada. Não estou discutindo gratuidade. Estou preocupado com a vida deles”.
Ao blog o prefeito lembrou que das 237 mortes registradas no estado até sábado, 171 (72%) são de pessoas com 60 anos ou mais. Em Blumenau, das seis pessoas que morreram, cinco estavam nessa faixa etária.
2 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (626)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Muito Interessante essa notícia. Creio que os dois lados estão corretos. O prefeito, por um lado, preocupado com a saúde dos munícipes, no caso, dos mais idosos e mais propensos às complicações da doença, tentando de alguma forma inibir a circulação destas pessoas. O Juiz também está certíssimo em sua decisão, pois de fato pode-se entender como um ato discriminatório. O que parece é que falta bom senso e responsabilidade justamente por esta parcela da sociedade que está mais vulnerável neste momento, ao deixar menosprezar as medidas de isolamento, distanciamento, uso de mascaras e demais regras sanitárias. Salvo melhor juízo, o que tenho observado é que justamente são os mais idosos que estão mais se expondo nos últimos tempos, e sem os cuidados prescritos.
Creio que o prefeito, não está tão preocupado assim. Compare com outros municípios da região. Houve mais restrições e em Blumenau foi feito justamente o oposto. Em parte, tb somos culpados a população ainda não respeita o uso de mascara. A lei deveria ser mais rigida, estamos vivendo um momento de pandemia. Quanto aos idosos esse juiz tá equivocado acredito que não deveria liberar onibus para os mesmos, pois não é preconceito, mais sim amor por esse público mais sensível na saúde; sabemos que os idosos são pessoas que nem todos nós é merecem e tem o direito de cuidarmos deles, sem a lei de proibição muitos (por teimosia) se colocarão em risco muitas vezes nesnecessario. Conheço casos, que os filhos tiveram que “brigar” com os seus pais para ficarem em casa e protege-los. Limitá-los nessa pandemia não é preconceito ou outra coisa, mas é um ato de AMOR com eles.