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INFRAESTRUTURA, TRÂNSITO

Prefeitura de Blumenau vai contratar projeto para a instalação de mais duas pistas na avenida Beira-Rio 

projeto pistas Beira-Rio
As duas novas pistas, em amarelo, passarão sob a ponte Adolfo Konder. Foto: divulgação, prefeitura de Blumenau.

A empresa que fará o projeto para a reforma da parte antiga da ponte Adolfo Konder também fará o projeto para outra grande intervenção na Avenida Beira-Rio, no Centro de Blumenau. Trata-se da instalação de mais duas pistas para veículos na talude da margem direita do rio Itajaí-Açu, passando por baixo da ponte que faz a ligação com o bairro Ponta Aguda.


Pelo estudo inicial essas duas pistas podem ter 340 metros de extensão com nove metros de largura. Elas começariam logo depois da Rua Rodolfo Freygang e terminariam em frente ao antigo Shopping Beira-Rio. Uma das pistas seria exclusiva para ônibus do transporte coletivo e a outra para veículos em geral.

O principal objetivo dessa obra é acabar com o semáforo recentemente instalado na saída da ponte Adolfo Konder em direção ao Centro. A medida reduziria significativamente, segundo os técnicos da prefeitura, os congestionamentos no local.

O edital de licitação para contratar a empresa que fará os projetos foi lançado nesta semana. Os envelopes com a documentação e as propostas das interessadas serão abertos no dia 29 de setembro. A vencedora terá seis meses para entregar os projetos executivos. Só depois disso é que a prefeitura deve lançar a licitação para contratar a empresa que executará os serviços.

Viabilidade e fluxo

Ainda não há certeza sobre a viabilidade dessas duas novas pistas na avenida Beira-Rio. Os estudos que a empresa contratada fará é que dirão se a obra é viável ou não.

Pela proposta, as duas pistas que podem ser instaladas na talude serviriam para os veículos que seguem em direção à Avenida Martin Luther ou Rua São Paulo. Das pistas que hoje estão demarcadas na Avenida Beira-Rio, as duas da direita seriam usadas por veículos que querem acessar a ponte em direção ao bairro Ponta Aguda


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Já a pista da esquerda seria usada pelos veículos que pretendem dobrar à esquerda na Rua José Ferreira da Silva (antigo shopping Beira-Rio) ou seguir pela avenida. Com isso os veículos que vêm do bairro Ponta Aguda em direção ao Centro teriam duas pistas livres para acessar a Beira-Rio.

Reforma da ponte

Ponte Adolfo Konder
Calçada central da parte antiga da ponte será removida. Foto: Pancho, arquivo

Sobre a reforma da parte antiga da ponte Adolfo Konder, a ideia é remover a calçada central, que não tem mais utilidade, e tornar mais larga a calçada que está sendo usada atualmente. De 1,70 metro de largura ela passaria para 2,64 metros.

Outra melhoria seria a instalação de um novo guarda-corpo, semelhante ao da estrutura nova. A medida daria mais segurança aos pedestres.

9 Comments

  1. LEANDRO HENRIQUE KARASINSKI

    Tudo na gambiarra, tudo no remendo, vão fazendo e vendo no que dá. Tudo isso que ocorre agora, congestionamento com semáforo da ponte, já é sabido desde 2011 quando ativaram na primeira vez. COMO PODE UMA PREFEITURA CONSTRUIR UMA OBRA COMO ESSA PONTE FAKE E NÃO TER PROJETO PRO ENTORNO? Óbvio tá na cara, deveriam investigar quem está levando os 5% de comissão nessas obras sem sentido.

  2. Alan

    O erro começou quando não construíram a ponte no lugar certo, ligando a Rua Rodolfo Freygang com a Rua Chile. Se não fosse aquela discussão na época da eleição, poderíamos já estar com a nova ponte, que seria um novo cartão postal na cidade e possivelmente com o trânsito fluindo melhor. Agora vão ter que investir o mesmo montante ou até mais do que a ponte original pra fazer essa duplicação da ponte Adolfo Konder, a reforma da ponte antiga e mais estas duas pistas que vão deixar a Beira-Rio feia, sem um caminho adequado de contemplação e caminhada para pedestres e ciclistas.

    1. LEANDRO HENRIQUE KARASINSKI

      Sabia que essa ponte da Rodolfo Freygang era a terceira opção entre as 6 que existiam? Inclusive, muitos que hoje defendem ela, à epoca defendiam a ponte norte-sul, essa que a eleição a que se referes, trouxe a tona novamente. Precisamos de obras uteis para a mobilidade

  3. Paulo

    Aí sobe o rio numa época de chuvas mais fortes e a pista fica inutilizada. Mais dinheiro público indo pelo ralo.

  4. Luiz Carlos Koerich

    Chamar de “gambiarra” é pouco! Daqui um tempo aterram o Rio Itajaí-açú e não resolverá nosso trânsito caótico. Enquanto não convencerem os motoristas a utilizar o transporte público, nenhuma obra resolve o problema. Melhorem o tempo de deslocamento dos ônibus e dificultem o transporte individual, senão, esperem que mais dia menos dia tudo para.

  5. Lucas

    Que ideia mais absurda! Iria ficar feio pra diabo! E só serviria como matadouro de capivaras

  6. Luiz Fernando

    Eles deveriam investir na Martim Luther e rua São Paulo, ali que fica o gargalo da beira Rio

  7. Márcio V. Clemente

    A ideia da prefeitura em utilizar a margem da Beira Rio, para novas duas pistas é ótima. Deveriam fazer essas duas pistas, em toda a extensão da Beira Rio, iniciando próximo ao Grande Hotel e terminando na Ponte de Ferro. Vejam o que Brusque fez em uma das margens de seu rio, deu tão certo, que agora está fazendo na margem oposta. O transito em Brusque mudou radicalmente. Blumenau sempre serviu de modelo para os outros municípios do Vale do Itajaí. Está na hora de nos espelharmos em Brusque.

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