Siga-nos

Em alta

COTIDIANO, SAÚDE

Novo coronavírus: aumento dos impactos da covid-19 justificam medidas em Blumenau 

Não é difícil perceber os motivos que levaram a prefeitura de Blumenau a endurecer as medidas restritivas que foram impostas para tentar conter a proliferação do novo coronavírus. Com 76% das UTIs ocupadas e a demanda aumentando, o que se quer evitar é a morte de pessoas com a covid-19.

O gráfico a seguir mostra a quantidade de moradores de Blumenau que morreram pela doença ao longo do tempo. São 17 no total. O alerta acendeu quando a frequência aumentou, o que pode ser visto a partir do dia 26 de junho. De lá para cá, em 17 dias, tivemos 11 com registro de mortes.

mortes

Outro indicativo importante é o de internações, principalmente em unidades de terapia intensiva (UTIs). O gráfico abaixo mostra a quantidade de pessoas que estavam em cada um dos dias, de acordo com os dados repassados pela prefeitura nas transmissões feitas em tempo real pelo prefeito e pelo secretário de Promoção da Saúde.

No dia 17 de junho, menos de um mês atrás, eram 11 pacientes na UTI. Neste domingo são 48, 336% a mais que no dia 17 de junho. A ocupação de leitos de UTI chegou a 76% na cidade. Isso que a prefeitura leva em consideração leitos que ainda não foram liberados. No Hospital Santo Antônio por exemplo, cinco devem ficar prontos nas próximas semanas.

utis

Por fim há o registro de novos casos diagnosticados. Nas últimas quatro semanas o aumento foi de 309% se considerarmos os novos registros por semana. Foram 305 na semana entre os dias 14 e 20  de junho e 1.248 nos sete dias entre o dia 5 e o dia 11 de julho.

casos
Novos casos de covid-19 em Blumenau em cada semana epidemiológica

Parte desse crescimento tem relação com o aumento de testagem, mas também com o afrouxamento das medidas restritivas, adotado para tentar conter a crise econômica decorrente da pandemia, e com o fato de muita gente insistir em fechar os olhos para o problema e agir como se tudo estivesse normal.

Impacto demorado

A única dúvida em tudo isso é saber se as novas medidas serão suficientes para manter Blumenau longe do colapso no sistema de saúde. Como se sabe, os reflexos dessas restrições surgirão daqui a uma ou duas semanas.

É bem possível que nos próximos dias não haja redução nos índices. As pessoas que foram infectadas mais recentemente só serão diagnosticadas e internadas, se necessário, nos próximos 10 dias, tempo médio estimado para manifestação dos primeiros sintomas, diagnóstico e agravamento do quadro.


whatsapp
telegram

Somente em algumas semanas saberemos se as medidas foram adotadas em tempo e se serão suficientes para evitar um colapso no sistema de saúde da cidade, cenário indesejado pela quantidade de mortes que pode gerar.

1 Comment

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *