Uma mensagem de uma médica do Hospital Santa Isabel pedindo para que as pessoas fiquem em casa viralizou no Facebook e WhatsApp nesta semana. Por mais que a recomendação seja pertinente — caso haja a possibilidade de ficar em casa —, o texto foi, na realidade, publicado em março, quando Santa Catarina estava em quarentena, e não agora como muitos podem pensar.
A médica chefe do Serviço de Emergência do hospital, Graziela Peluso Alba, confirmou a informação ao blog na manhã desta quinta-feira. Segundo ela, alguém resgatou a mensagem e a replicou como se fosse atual.
Para piorar a situação, desta vez o texto vem acompanhado de outro que fala da necessidade de remanejar leitos de UTI para atender pacientes de covid-19. Segundo Graziela, essa parte do texto não é dela e essa informação não tem relação com o Hospital Santa Isabel. A mensagem fala em “quartos 800 a 805” e, segundo a médica, o hospital não tem quarto 805.
O hospital emitiu uma nota esclarecendo que a informação é falsa. Confira seguir:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Hospital Santa Isabel vem a público esclarecer que a informação que está circulando em algumas redes sociais, incluindo WhatsApp, que informa o aumento do número de pacientes com a COVID-19, ações adotadas e estrutura do nosso Hospital não é verdadeira. Os leitos de UTI não foram remanejados para outros setores. Exames e consultas com especialistas estão acontecendo conforme orientações do Governo do Estado e Ministério da Saúde.
O referido post da Dra. Graziela Peluso Alba, Médica Chefe do Serviço de Emergência do Hospital Santa Isabel, procede, mas é de março deste ano, quando foi decretado o isolamento social na cidade.
O Hospital Santa Isabel é uma instituição filantrópica que zela por seus pacientes e colaboradores, mantendo seu foco na responsabilidade com a vida e com os cuidados de quem nos procura. Pedimos que a população mantenha os cuidados necessários para o enfrentamento da pandemia, usando máscaras, evitando aglomerações e higienizando as mãos com frequência.
Confira abaixo a íntegra do texto que está sendo compartilhado indevidamente
Prezados Colegas Médicos do Hospital Santa Isabel. *
Como Chefe do Serviço de Emergência do Hospital Santa Isabel, uma instituição de saúde referência em Santa Catarina e que vem incansavelmente se preparando para enfrentar a pandemia do Novo Coronavírus, venho pedir o auxílio e o apelo de todos.
Nossos esforços serão em vão se parte da população blumenauense que ainda não entendeu o significado desta ameaça continuar nas ruas.
É imperioso que todos permaneçam em suas casas!
Peço a cada um de vocês que divulgue e repasse essa mensagem de apelo em seus grupos , reforçando o pedido para que as pessoas FIQUEM EM CASA!
Muito obrigada a cada um.
Graziela Peluso Alba
Médica Chefe do Serviço de Emergência do Hospital Santa Isabel
Boa tarde
Devido o aumento do número de pacientes com a COVID-19 no nosso hospital (12 pacientes nas ultimas 48 horas) optamos por remanejar nossos leitos de UTi para atender com mais segurança esses pacientes. Desta forma, a partir de HOJE:
– Os 15 leitos da UTI GERAL serão destinados a pacientes COVID (10 já estavam habilitados e 5 serão habilitados a partir de quinta-feira).
– Os pacientes não COVID ficarão internados na Ala de convenios. Teremos 5 quartos. Cada um com 3 leitos. (Quartos 800 a 805). A assistencia de enfermagem será prestada pela equipe de enfermagem da UTI.
– O plantonista da UTI não COVID ficará na ala de convenios 24h por dia.
– A Ala de COVID da Clinica cirurgica será mantida para receber os pacientes após a alta da UTI. São 10 leitos lá, sob responsabilidade dos hospitalistas.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (626)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Siga-nos