Siga-nos

Em alta

Itoupava Central cresce 35%, lixo reciclável, aeroporto maior e racismo; o que você precisa saber nesta quarta
Foto: NDTV, reprodução
COTIDIANO

Itoupava Central cresce 35%, lixo reciclável, aeroporto maior e racismo; o que você precisa saber nesta quarta 

A população da Itoupava Central cresceu 35% em 12 anos. Passou de 28,1 mil em 2010 para 38 mil em 2022, segundo o IBGE. O bairro é o mais populoso de Blumenau. Tem mais habitantes que 255 das 295 cidades catarinenses. (NSC Total) 

Nota do Pancho: A título de comparação, a população de Blumenau cresceu 16,9% no mesmo período. 


A Polícia Civil prendeu uma mulher suspeita de mandar matar cinco mulheres transexuais no bairro Salto do Norte, em novembro do ano passado. O crime teria sido motivado pela disputa de território para exploração de programas sexuais. (O Município Blumenau)


A prefeitura vai limpar nesta quarta duas áreas ocupadas por pessoas em situação de rua: um trecho da Avenida Beira-Rio perto da prefeitura e na esquina da Beira-Rio com a Rua Floriano Peixoto. As pessoas foram orientadas com antecedência. (O Auditório)


A dona de uma clínica de Pomerode foi condenada a quase cinco anos de prisão por usar máquinas de bronzeamento proibidas no Brasil. Ela também usava produtos sem data de validade, com data de validade raspada e sem procedência identificada. (ND+)


O lixo reciclável coletado pela Racli em Blumenau está indo para Gaspar. Uma empresa contratada pelo Samae faz a separação e dá o destino correto aos resíduos. Cooperativas de Blumenau que antes prestavam o serviço sentem o impacto do fim do convênio. (NDTV) 



Os vendedores ambulantes de Blumenau vão usar coletes numerados a partir de agora. O objetivo é facilitar o reconhecimento e garantir visibilidade para a categoria. O primeiro foi entregue a Orlando Amorim, que está há 57 anos na função. (O Blumenauense)


Um grupo de trabalho foi criado para discutir a construção da segunda pista do Aeroporto de Navegantes. Esse grupo é um dos resultados da ação movida pelo governo estadual contra o governo federal pedindo investimentos e questionando pontos da concessão. (Portal Menina)

Ainda em Navegantes, o aeroporto vai funcionar 24 horas por dia entre 17 de dezembro e 2 de fevereiro. O terminal espera uma movimentação 20% maior durante a alta temporada. (Portal Menina) 


O Ministério Público de SC, a Defensoria Pública e outras instituições lançaram nesta terça o Observatório de Enfrentamento ao Racismo. Aqui no estado, o número de ocorrências aumentou 51% no ano passado, quando foram registrados 2.280 casos. (ND+)


Uma senhora de 76 anos foi atropelada sobre uma faixa de pedestres da Rua Amazonas, no Garcia. Ela foi encaminhada ferida ao Hospital Santo Antônio. (Alexandre José)


Moradores e trabalhadores do bairro Belchior, em Gaspar, estão rodando quatro quilômetros a mais para chegar em casa ou na empresa por causa de uma interdição causada pela duplicação da BR-470. O DNIT diz que vai avaliar a situação. (Alexandre José) 


O Hospital Santa Isabel vai inaugurar nesta semana um novo ambulatório de transplantes. Por mês, cerca de 300 pacientes passam por acompanhamento. O hospital  faz transplantes de rim, fígado, coração, córneas, pâncreas e pâncreas e rim conjugado. (O Município Blumenau)


Um lobo-marinho decidiu descansar na praia da Sepultura, em Bombinhas. Segundo uma equipe da Univali, é um macho adulto que está saudável. O distanciamento é necessário, já que o animal pode atacar se ele se sentir ameaçado. (ND+)


O QUE VOCÊ PODE FAZER NESTA QUARTA-FEIRA

As artistas Sabrina Martendal e Bruna Hedler abrem a exposição Fotografia Sonora no Centro Histórico de Blumenau. É um projeto composto por nove mulheres artistas locais que propõe o mapeamento sonoro-fotográfico de 15 pontos diversos da cidade de Blumenau.
Quando: Quarta (27), às 19h
Onde: Mausoléu Dr. Blumenau (Rua XV de Novembro, 161)

O cantor e compositor blumenauense Leo Vieira lança o novo EP “Daqui a 50 anos”. O show contará com a participação de músicos convidados. No repertório, canções inéditas, antigas e releituras de artistas como Zé Geraldo e Almir Sater. Entrada gratuita com retirada antecipada do ingresso no Sympla.
Quando: Quarta (27), às 20h
Onde: Secretaria Municipal de Cultura (Rua XV de Novembro, 161)


DICA DE TRÂNSITO

A Rua Gertrud Sierich, que dá acesso ao Frohsinn, foi interditada ao trânsito nesta terça e assim deve permanecer por 20 dias. Com isso, a exposição de 40 anos da Oktoberfest no antigo restaurante foi encerrada. (Prefeitura de Blumenau)


PREVISÃO DO TEMPO

A previsão indica sol e poucas nuvens no céu de Blumenau nesta quarta-feira. Entre a  tarde e a noite podem surgir pancadas de chuva com trovoadas. Não se descarta o risco para temporais isolados. Mínima entre 20 e 22 graus máxima entre 31 e 33 graus. (AlertaBlu)

COTIDIANO

Itoupava Central cresce 35%, lixo reciclável, aeroporto maior e racismo; o que você precisa saber nesta quarta

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *