Siga-nos

Em alta

COTIDIANO, SUSTENTABILIDADE

Dinâmica das enchentes pode mudar na Itoupava Norte com aterros do complexo viário da Mafisa, na BR-470 

complexo da mafisa aterro
Imagem do Google Maps mostra a quantidade de aterro colocado na região para a duplicação da BR-470. Foto: Google Maps, reprodução

Moradores dos arredores da Rua 1º de Janeiro, no bairro Itoupava Norte, devem estar apreensivos. A região é a primeira a ser alagada em caso de enchente em Blumenau e às 13h desta quinta-feira o nível do rio Itajaí-Açu era de 6,16 metros.

Consta nas informações oficiais que a primeira casa a receber a água da enchente na cidade fica no final da Rua São Rafael, paralela da 1ª de Janeiro. Isso ocorreria quando o nível do rio atingir 7,40 metros.


O problema é que a topografia dessa região mudou um bocado desde a última enchente, em 2017. Muito aterro foi depositado lá para a construção do complexo viário da Mafisa, parte importante da duplicação da BR-470, e um túnel foi aberto sob a rodovia na Rua 1º de Janeiro, pedido antigo daquela comunidade.

Em 2018, impressionado com a quantidade de terra que agora ocupa o espaço que antes era ocupado pela água da enchente, conversei com o geólogo Juarês Aumond, para quem o impacto é certo. Na época ele me dizia que essa mudança pode representar alagamentos maiores em algumas regiões e até poderia fazer com que a água chegasse em determinadas ruas mais cedo ou em áreas que antes não eram atingidas pela enchente.


whatsapp
telegram

Se haverá ou não mudanças nas cotas daquela região, só o futuro dirá, mas é importante que aquela comunidade seja avisada dessas possibilidades. Ninguém merece ser surpreendido por algo que pode ser alertado.

2 Comments

  1. Regina Voigt Reis

    Espero que eles monitorem a região para atualizar essas metragens, para nos que moramos na reunião estamos apreensivos. Hoje como o rio esta subindo de forma gradativa e não temos grandes volumes de chuva na região da Itoupava que pudessem ocasionar enxurrada, é possível saber a metragem correta do rio quando atingir essa casa mencionada na matéria. Obrigada por levantar esse questionamento.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *