Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: média móvel de novos casos está em queda há seis dias, mas internações e mortes preocupam 


Blumenau registrou neste fim de semana 218 diagnósticos de covid-19: 117 no sábado e 101 no domingo. Isso fez com que a média móvel de novos casos na cidade ficasse em 166, queda de 31% em relação à média de duas semanas atrás.

Segundo os especialistas, esse índice mostra que o número de diagnósticos diários da doença vem caindo em Blumenau. Essa queda pode ser observada desde terça-feira passada, há seis dias, portanto.


Por um lado, a notícia é boa. Significa dizer que o blumenauense está conseguindo conter a proliferação do novo coronavírus. Muito provavelmente por conta das medidas de prevenção exaustivamente divulgadas, como ficar em casa sempre que possível, usar máscara ao sair, lavar as mãos com frequência e manter distância das pessoas.

Situação grave nos hospitais

O problema é que essa queda observada nos diagnósticos diários ainda não é sentida nas internações e mortes. No domingo, 183 pacientes com a doença estavam internados nos hospitais de Blumenau. O número é um pouco menor que o registrado no domingo anterior (187), mas ainda é maior que o registrado há duas semanas (171). Nos próximos dias saberemos se entramos em estabilidade ou não.


wwhatsapp
ttelegram

Em relação aos leitos de UTI, 78 deles estavam ocupados no domingo. Pela primeira vez depois de oito dias esse número saiu da casas das oito dezenas, mas ainda não há o que comemorar.

Sobrecarga

O número corresponde a todos os 66 leitos regulares e 12 dos 28 chamados de “leitos de guerra”. Ou seja, a pressão sobre o sistema de saúde não mudou. Estrutura física e recursos humanos estão sendo exigidos ao máximo.

As mortes seguem em alta. Foram três no fim de semana, mantendo a média móvel acima de três por dia. No total 393 moradores de Blumenau já morreram com covid-19, segundo os dados repassados pela prefeitura de Blumenau.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *