Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: média móvel de novos casos começa a cair em Blumenau, mas é cedo dizer que o pior já passou 

covid média
Evolução da covid-19 em 2022. Em vermelho, o número de novos casos. Em azul, a evolução da média móvel.

Faz quatro dias que a média móvel de novos casos de covid-19 em Blumenau está em queda. O maior número desta onda, e da pandemia, foi atingido na sexta-feira: 1.468. Nesta terça-feira a média é de 1.351.

O número de novos casos também diminuiu de uma semana para a outra. Na semana passada chegamos a registrar 1.941 diagnósticos na quinta-feira. Nesta terça foram 1.206, segundo os dados divulgados pela prefeitura de Blumenau.

Mesmo com as quedas recentes, o principal indicador usado para avaliar a evolução da pandemia ainda mostra que precisamos ter precaução. A média móvel desta terça ainda é 27% maior que a média móvel de duas semanas atrás. Esse índice mostra que estamos em alta.

Quando o índice chegar a menos de 15% poderemos dizer que estamos em estabilidade. Abaixo de -15%, é sinal de que o contágio estará diminuindo. A média móvel tem como base o número de novos casos nos últimos sete dias.

Internações aumentam

leitos covid
Evolução da ocupação de leitos em 2022. Em vermelho, leitos de UTI. Em laranja, os de enfermaria.

Por outro lado, Blumenau voltou a registrar um aumento no número de internações. Nesta terça, 55 pacientes com covid-19 tratavam a doença nos hospitais. É o maior número desde 16 de agosto do ano passado.

O número de internados em UTI também aumentou. São 18 nesta terça-feira, a maior ocupação desde 28 de outubro do ano passado.

Cautela

O secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, mantém a precaução. Para ele, a queda recente da média móvel e do número de novos casos só poderá ser melhor avaliada no sábado, quando termina mais uma semana epidemiológica.

Por enquanto, ainda é cedo para afirmar que o pior já passou. Mesmo porque o número de internações ainda está em elevação, o que preocupa as autoridades da área da saúde.

wwhatsapp
ttelegram

No total a cidade já registrou 99.583 casos de covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. O número negativo são as 711 vidas que perdemos para a doença ao longo desses quase dois anos.

1 Comment

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *