Siga-nos

Em alta

Covid-19: internação nas UTIs de Blumenau diminui e leitos de guerra estão desocupados
SAÚDE

Covid-19: internação nas UTIs de Blumenau diminui e leitos de guerra estão desocupados 


Pelo segundo dia seguido a ocupação de leitos de UTI covid-19 nos hospitais de Blumenau está na casa das seis dezenas. Ontem havia 68 pacientes internados em estado grave e hoje, sexta-feira, são 64. Antes disso passamos 13 dias na casa dos 70 e outros 25 dias na casa dos 80. A última vez que tivemos 64 pacientes internados na terapia intensiva foi no dia 10 de março.

Leia também: Decisão sobre o futuro da Oktoberfest 2021 será tomada em junho, diz secretário de turismo 

Com essa redução, todos os leitos de guerra estão desocupados. Leitos de guerra são aqueles montados de forma improvisada em outros setores dos hospitais, mas sempre com os equipamentos necessários para o atendimento. A cidade tem 66 leitos regulares de UTI para atendimento de covid-19 e a possibilidade de ativar 28 leitos de guerra.

Nas enfermarias a queda começou mais cedo e foi mais acentuada. Nesta sexta-feira são 44 internados. O ponto mais crítico nesse tipo de acomodação foi no dia 18 de março quando chegamos a ter 130 pacientes internados.


ttelegram
wwhatsapp

Apesar dos números positivos, o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, reforçou a necessidade de a população manter os cuidados para evitar a proliferação do novo coronavírus. Ainda é muito necessário que todos fiquem em casa se isso for possível, usem máscara ao sair, mantenham distância das pessoas e lavem as mãos sempre que possível.

Krambeck lembrou que mesmo com os números em queda, é possível que o vírus volte a se multiplicar na cidade, como ocorreu nos picos anteriores. O índice de vacinação na cidade e no país em geral ainda é muito baixo e não garante a segurança necessária para o que poderia ser uma relativa volta à normalidade.

Casos em queda

Além dos número de internados, o número de novos casos diários também diminui na cidade. Com 88 diagnósticos nesta sexta-feira, a média móvel de novos casos ficou em 85 casos por dia, queda de 15% em relação há duas semanas. Estamos, portanto, em queda no número de novos casos.

Leia também: Vereadores de Blumenau avaliam concessão de áreas públicas para criação de roteiro turístico 

Em relação às mortes temos o sétimo dia seguido com a média móvel na casa de duas mortes por dia. Avaliando as mortes registradas nas semana epidemiológicas, aparentemente estamos em estabilidade. Na semana passada foram 16 mortes e nesta, que ainda não terminou, já são 14. A semana epidemiológica começa no domingo e termina no sábado.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *