Siga-nos

Em alta

CULTURA E LAZER

Arte urbana: Blumenau terá homenagem a Fritz Müller em paredão de prédio do Centro 

Garça Fritz Müller no Edifício Edelweiss
Montagem com foto do Google Maps e desenho da artista.

No resumo de sexta-feira da semana passada dei destaque a uma notícia sobre o maior mural urbano do Brasil, que está sendo pintado em um prédio de Balneário Camboriú. Até comentei sobre a falta de iniciativas semelhantes em Blumenau.

Coincidentemente, descobri nesta semana que meus pedidos foram atendidos. Em breve uma das grandes paredes do Edifício Edelweiss, na Avenida Beira-Rio, vai ganhar uma obra de arte. A responsável será a artista plástica Marcela Schmidt.

Em uma “tela” de 300 metros quadrados ela vai pintar uma garça em homenagem a Fritz Müller. O pássaro vai fazer a mesma pose e vestir os mesmos acessórios que o ambientalista usava quando foi registrado em uma das poucas e mais conhecidas fotos dele.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER DIARIAMENTE UM RESUMO DE NOTÍCIAS DE BLUMENAU NO SEU WHATSAPP

Marcela conta que a escolha da garça tem relação com o período criativo pelo qual ela passa. Recentemente a artista lançou uma coleção de telas com garças que remetem a grandes celebridades musicais, como Carmem Miranda e Michael Jackson. Já a escolha de Fritz Müller, cujos 200 anos de nascimento foram comemorados no ano passado, dispensa explicação.

Incentivo à cultura

O mural no Edifício Edelweiss é fruto de um projeto aprovado Lei Rouanet do governo federal. A artista está iniciando o trabalho de captação e assim que essa fase for finalizada, ela coloca a mão na massa. Ou na tinta, melhor dizendo. 

Garça Fritz Müller no Edifício Edelweiss
A foto de Fritz Müller, a garça imitando o ambientalista e a parede que vai receber a obra de arte.

Esse tipo de trabalho, em paredes de prédios, é inédito na carreira de Marcela. Por isso mesmo, ela diz que é difícil saber quanto tempo vai levar para finalizar a obra de arte. A estimativa dela é de que o trabalho dure de 30 a 45 dias.

Se tudo der certo, a obra pode estar pronta para a Oktoberfest. Se não for possível, ela vai tentar trabalhar na pintura durante a nossa maior festa. Ou seja, se tudo der certo, teremos uma Avenida Beira-Rio e um Centro da cidade mais agradável para os olhos ainda em 2023.

1 Comment

  1. Manuela Lobe

    Fantástico! Ações como essa prestigiam nossos artistas locais e engrandecem a cidade

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *