Quem passa pela Rua Itajaí já deve ter percebido que a escadaria em direção ao Morro do Aipim ganhou cores. Diferentes tons de azul podem ser percebidos por quem passa pela rua e aos poucos outras cores, como o verde, ganham espaço.
A intervenção é da artista Elisa Joana da Silva. O desafio é fazer com que os mais de 100 degraus se transformem em uma grande Cachoeira de Concreto, como foi batizada a obra. Além do azul e do verde, logo outras cores surgirão com os peixes que devem completar o trabalho.
Elisa trabalha de manhã para evitar o calor da tarde. Esta terça-feira é quinto dia de trabalho dela. Se o clima ajudar, a previsão é que a Cachoeira de Concreto seja entregue no dia 2 de fevereiro.
A artista é especialista em murais e paredes. Este é o primeiro trabalho dela em uma área pública. No instagram você pode conferir um pouco mais do trabalho de Elisa.
Museu a céu aberto
A intervenção na escadaria faz parte de um projeto maior elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo. A ideia é criar uma espécie de museu a céu aberto, com arte espalhada pela Rua Itajaí e Centro Histórico.
Além da escadaria, o bairro já conta com a arte de Quiko Nuts na antiga parada do trem que fica junto ao Clube Blumenauense de Caça e Tiro. Segundo o secretário de Turismo, Marcelo Greuel, a esperança é que empresários da região instalem obras de arte em frente aos estabelecimentos.
Rota dos Museus
Tudo isso estará na Rota dos Museus, que vai da Central de Atendimento ao Turista (CAT) em frente ao Sesi até a Praça da Fonte Luminosa, passando pelo Centro Histórico. A casa enxaimel que serve de sede para a CAT foi reformada e o espaço terá informações sobre a cidade em telas interativas. Deve ser inaugurada na primeira quinzena de fevereiro.
Também em fevereiro deve seguir para a Câmara Municipal o projeto de lei que autoriza a prefeitura a conceder para a iniciativa privada o Museu de Ecologia Fritz Müller. Uma das responsabilidades de quem assumir o espaço é providenciar a reforma completa do museu.
Outra novidade é o Museu da Cerveja, que foi concedido à iniciativa privada. Em poucos dias os responsáveis devem divulgar o cronograma da reforma do espaço que fica na Praça Hercílio Luz (Biergarten). A ideia é inaugurar pelo menos parte dele até a Oktoberfest. Os demais museus do Centro Histórico também farão parte do roteiro turístico.
Espaço públicos
Toda essa valorização da arte e dos museus na Rua Itajaí e Centro Histórico trará a reboque a revitalização de espaços públicos. A TexCotton, que hoje ocupa a antiga sede da Sulfabril, já iniciou a revitalização da praça em frente à Ponte dos Arcos. A própria Ponte dos Arcos deve passar por uma grande reforma para ser transformada em um verdadeiro atrativo para quem passa pelo local.
O secretário de Turismo, Marcelo Greuel, diz que toda essa movimentação tem como objetivo criar mais uma rota para turistas e moradores de Blumenau. Além disso, a iniciativa deve transformar e valorizar uma das principais entradas da cidade:
— Toda cidade tem aqueles portais de entrada. Nos queremos transformar a Rua Itajaí toda numa porta de entrada da cidade.
Marcelo Greuel, secretário de Turismo
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Parabéns!
Realmente, as portas de entrada duma cidade são o cartão de visita dela
Eleva a auto estima da população e é um geste de boa acolhida aos visitantes.
Parabéns Secretário Marcelo ! 🙌