Siga-nos

Em alta

PUBLICIDADE

Entrando em seu 18º ano, o SCMC une forças com o ecossistema de inovação de Blumenau 

A partir de janeiro de 2023 a sede do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) será no Centro de Inovação de Blumenau (CIB).

Fernando Siebert, Udo Schroeder, Francisco Hoffman, Fernanda
Rickmann e Tiago Nicchellatti. Foto: divulgação

— artigo publicitário —

Em quase 18 anos de ações ininterruptas o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) atua como uma plataforma colaborativa que conecta empresas e instituições de ensino técnico e superior para capacitar pessoas, fomentar a inovação, estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos, com o propósito de tornar Santa Catarina um ambiente para inovação e design, fortalecendo relações que geram e compartilham valor.

Às vésperas de encerrar as atividades deste ano, o SCMC comemora a assinatura do contrato com o Centro de Inovação de Blumenau (CIB), nesta segunda-feira, 12. “Neste novo momento o SCMC busca se aproximar das startups e projetos inovadores associados ao digital, e o CIB é o ambiente que mais se conecta com os nossos próximos passos”, afirma Fernando Siebert, presidente do SCMC, que esteve no CIB no dia 12.

Amélia Malheiros. que atua como mentora para a equipe executiva do SCMC, comenta: “Habitar um ecossistema que promove inovação, parcerias e boas trocas é a base para evoluir o SCMC enquanto plataforma. Somos gratos ao Officina Café Coworking que nos acolheu, e agora estamos decolando em uma nova jornada! Obrigada CIB por nos receber!”.

Desde 2015 o SCMC ficou instalado no Officina Café Coworking, em Blumenau. O Centro de Inovação de Blumenau neste mês de dezembro completa dois anos de atividades. Se fortalece como uma comunidade que valoriza o conhecimento voltado à cultura da inovação e ao empreendedorismo.

Atualmente conta com 20 empresas residentes e nove incubadas, o presidente do Conselho de Administração do Instituto Gene e que está à frente do CIB, Udo Schroeder, diz que a expectativa para receber o SCMC é a melhor possível. “Teremos muitas conexões dos associados SCMC com os residentes do CIB. Participação no ticket têxtil, troca de ideias e experiências com os nossos residentes, como Texneo, Hering, etc…”. Já tendo em vista um projeto de imediato o Eixo Ticket Têxtil – “onde através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo as reuniões acontecem no CIB com as empresas de Blumenau e região, e estamos contando com a participação efetiva do SCMC.”

Prédio do Centro de Inovação de Blumenau (CIB) fica no bairro Itoupava Seca, próximo ao campus 2 da Furb. Foto: divulgação.

Desde sempre o SCMC acredita na força de Santa Catarina como um estado que se diferencia por sua multiculturalidade. Esse ano de 2022 as imersões que foram ofertadas as associadas valorizaram a cultura, o enoturismo local, visitas a indústrias de diferentes segmentos que tanto inspiram o país, aos polos tecnológicos da grande Florianópolis e tudo que compõe a economia criativa tão importante para o PIB do Estado e do Brasil.

Também tivemos duas missões internacionais – ao Vale do Silício na Califórnia, e a Amsterdã (Holanda), que abriga o ecossistema do Denim. Em agosto O SCMC levou um time grande entre designers, engenheiros têxteis, alunos e professores para uma tour no cultivo e beneficiamento do algodão em Mato Grosso.

O objetivo do SCMC para 2023 é ampliar seu escopo de atuação, incluindo novos associados que representam a força e o DNA Catarina. Neste momento conta com dezenove empresas associadas: Altenburg, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Fakini, Fundação Hermann Hering, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Meias Loa, Marisol, Oceano e Tecnoblu.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *