Siga-nos

Em alta

CULTURA E LAZER, TURISMO

Aplicativo vai guiar turistas e moradores pelo patrimônio histórico do Centro de Blumenau 

Trilhas do Patrimônio

Em breve turistas e moradores de Blumenau terão na palma da mão um guia para melhor conhecer o Centro Histórico da cidade. Um aplicativo para celular está em fase final de desenvolvimento e deve ser lançado nos próximos dias.

A iniciativa é do Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas) e do Sebrae e contou com apoio do Blumenau e Vale Europeu Conventions & Visitors Bureau e da prefeitura da cidade. Batizado de Trilha do Patrimônio, o guia em forma de aplicativo vai trazer informações sobre a história de antigas construções que ainda sobrevivem em Blumenau.

Para isso, 56 imóveis foram mapeados ao longo de toda a Rua XV de Novembro e parte da Alameda Rio Branco. Todos receberão um QR Code na fachada que, lido por um celular, vai levar o usuários a uma página com todas as informações históricas daquele imóvel.

Trilhas do Patrimônio
Detalhe de um dos imóveis da Rua XV de Novembro que fazem parte do patrimônio da cidade. Foto: Rodrigo Schneider, divulgação

A ideia, segundo o presidente do Sindilojas, Emílio Schramm, é fazer com que as pessoas conheçam mais a história da cidade e, com isso, valorizem o nosso patrimônio arquitetônico, histórico e cultural. A iniciativa também quer estimular novos negócios na região, em especial os que tratam de turismo e de economia criativa.

Apresentação

Na manhã desta terça-feira o projeto foi apresentado a autoridades em um café da manhã no restaurante Thapyoka. No evento, o coordenador regional do Sebrae, Aloisio Salomon, disse que, além do aplicativo, totens informativos serão espalhados pelo Centro da cidade. O aplicativo está em revisão e deve ser lançado nos próximos dias.

Trilha do Patrimônio. Apresentação na Thapyoka
Projeto foi apresentado nesta terça-feira a autoridades. Foto: Pancho

O prefeito Mário Hildebrandt disse que a iniciativa é mais um passo para o reposicionamento turístico de Blumenau. Citou várias novidades bancadas pelo poder público e pela iniciativa privada, como a nova Praça Dr. Blumenau, a revitalização da Prainha, a construção da Praça das Rosas e a concessão do Museu da Cerveja.

Por fim disse que já pediu ao governo do Estado R$ 20 milhões para revitalizar a Rua XV de Novembro e as transversais e o antigo porto da cidade, na curva do Itajaí-Açu. Outros R$ 25 milhões já foram pedidos ao governo estadual para a urbanização da margem esquerda.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *