Um projeto de ampliação e revitalização do antigo porto de Blumenau elaborado em 2000 está servindo de base para um novo estudo de aproveitamento da região atrás da Praça Hercílio Luz, ou Biergarten. A ideia é aproveitar melhor um ponto da cidade hoje esquecido e que foi imprescindível nos séculos passados para o desenvolvimento de toda a região.
No projeto original parte do estacionamento que hoje existe seria transformado em uma praça. Um local para que as pessoas pudessem contemplar o rio depois de passar por todas as atrações do Centro Histórico da cidade. Seria mais um ponto turístico.
O desenho mostra o Vapor Blumenau atracado no mesmo local em que décadas atrás ele ficava. O porto era o ponto final de uma viagem entre o Vale e o litoral que trazia e levava carga e pessoas.
Até uma sugestão de aproveitamento do Edifício América foi esboçada. O esqueleto seria cortado ao meio, diminuindo a altura da edificação e abrindo a possibilidade de abrigar no local mais um museu ou outro atrativo turístico.
Como disse anteriormente, o projeto resgatado servirá de base para uma nova proposta. O Vapor Blumenau, como se sabe, está sendo aproveitado na revitalização da Prainha e o América… bem, o América continua sendo um incógnita.
XV de Novembro
O prefeito Mário Hildebrandt pediu ao governo do Estado R$ 20 milhões para revitalizar o antigo porto, a Rua XV de Novembro e as transversais dela. Enquanto a resposta não vem, a equipe da prefeitura trabalha nos anteprojetos com algumas possibilidades, considerando que o dinheiro pode ou não vir da capital.
Sobre a revitalização da Rua XV de Novembro e transversais, é possível que o paver seja totalmente trocado, assim como todo o mobiliário da principal rua comercial da cidade. Com isso a via teria de volta os desenhos de algumas fachadas históricas que foram rebatidas na rua na reurbanização e hoje foram praticamente apagadas pelo desgaste de mais de 20 anos depois da reurbanização.
Como vimos, a ideia de resgatar aproveitar o antigo porto da cidade é antigo, mas volto a insistir em um ponto que seria imprescindível para a região: a construção de uma passarela para ciclistas e pedestre ligando a Rua Itajaí à Prainha. A estrutura completaria um grande circuito a ser explorado no Centro de Blumenau por turistas e moradores.
3 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Essa passarela de pedestres e ciclistas está contemplada no projeto da margem esquerda do rio.
Quem disse?
Muito importante considerar no projeto as demandas dos atletas de remo do América para acesso ao rio com os barcos, que hoje é muito precário