Um centenário e belo harmônio faz parte agora do acervo da Paróquia Luterana Blumenau Centro. Trata-se de um instrumento semelhante ao órgão, mas que não precisa dos tubos. Os que aparecem na foto, acima dele, são decorativos.
O harmônio foi doado por uma integrante da comunidade luterana. A principal característica dele é o fato de que o organista precisa bombear um fole com o pé para que o som seja projetado. No caso do instrumento que agora é da paróquia de Blumenau, ele recebeu um pequeno motor que faz esse papel.
Inicialmente o harmônio foi instalado no Salão Paroquial, onde os cultos estão sendo celebrados durante o restauro da Igreja do Espírito Santo. O pastor Milton Jandrey diz que ainda não sabe qual será o destino dele depois que o restauro for concluído.
No domingo, dia 31 de outubro, às 19h, haverá um recital para marcar o início da nova fase do instrumento. O organista Cleonir Zimmermann será o responsável por tocar o harmônio em apresentação que será transmitida pela internet por meio do Instagram, Facebook e YouTube da paróquia luterana.
História
A responsável pelo Museu Tilly de Bordados e Rendas, Janete Pasold, foi a doadora do instrumento. Ela conta que ele foi comprado em 2009 num antiquário de Bento Gonçalves (RS).
As informações não são precisas, mas o que foi dito a ela sobre o harmônio é que ele estava em uma capela de uma fazenda perto de Uruguaiana (RS). Consta que a data de fabricação dele é do final do século 19.
Como está estampado em um dos botões, esse instrumento foi fabricado pela empresa francesa Rodolphe Fils & Debain, especialmente para a Casa Sucena, loja do Rio de Janeiro (RJ). Depois de comprá-lo ele foi restaurado pelo mesmo mestre restaurador que trabalhou recentemente no órgão da Igreja do Espírito Santo.
Destino melhor
Nos últimos anos ele estava exposto no instituto. Lá ele ficava muito tempo parado, já que o local não é adequado para o apresentações musicais A doação tem como objetivo permitir que outras pessoas, especialmente jovens, conheçam e ouçam a música que o instrumento é capaz de produzir.
Janete diz que a diretora do Teatro Carlos Gomes, Noemi Kellermann, foi uma grande incentivadora da doação. Também faz questão de lembrar que o instrumento foi muito bem recebido na comunidade e cita a alegria do pastor Breno Willrich em poder contar com o harmônio a partir de agora.
Ouça abaixo o som do instrumento pelas mãos do maestro Roberto Rossbach.
2 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
[…] 28/10/2021 3 min de leitura […]
Que me lembre, para pedalar o harmônio é preciso alternar os pés, um em cada pedal, para o devido bombeamento. O pedal direito não funciona?