Caiu o número de pacientes internados nas UTIs dos hospitais de Blumenau com covid-19. Desde terça-feira esse número fica na casa de três dezenas. Nesta quinta-feira, por exemplo, eram 37 os internados em terapia intensiva na cidade.
Para se ter uma ideia da evolução, antes tivemos sete dias com a quantidade de pacientes internados em UTI na casa das quatro dezenas, e antes foram 11 dias na casa dos 50. Em duas semanas a queda foi de 28%.
Essa queda já era esperada pelo secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck. Segundo ele, é o impacto da redução do número de novos casos observado nas últimas semanas.
Mortes em alta
O problema é que o número de mortes ainda não diminuiu. Na semana passada 15 moradores da cidade perderam a vida em decorrência da covid-19. Nesta semana já foram 13 e ainda faltam dois dias para terminar a semana epidemiológica.
Na semana passada, Krambeck explicou que o impacto da redução das internações nas mortes demora um pouco. Segundo ele, a expectativa é que o número de óbitos comece a cair na próxima semana.
Casos novos
O número de casos novos registrados nesta quinta-feira faz o sinal de alerta ser acionado. Foram 123 novos diagnósticos, o que resulta numa média móvel diária de 95 novos casos por dia. A média vem aumentando desde segunda-feira, quando ela era de 89.
Essa pequena elevação ainda não representa preocupação. Isso porque segundo os especialistas a comparação tem que ser feita com a média de duas semanas atrás.
De acordo com esse parâmetro, a média caiu 28% e representa um cenário de queda no número de novos casos na cidade. Aliás, estamos há duas semanas com queda nas médias móveis quando comparadas com os número de 14 dias atrás.
Monitoramento importante deve ser feito nos próximos dias. Se a média móvel insistir em aumentar, logo teremos uma estabilização e depois, um possível crescimento.
Prevenção
Para evitar esse problema é essencial que as pessoas sigam com os cuidados necessários para evitar a proliferação do vírus. Ficar em casa sempre que possível, usar máscaras ao sair, lavar as mãos com frequência e manter distância das pessoas ainda são aliados importantes no combate à pandemia.
Sim, a vacina avança, mas ainda temos apenas 22% da população totalmente imunizada, ou seja, com a aplicação das duas doses ou da dose única. Significa dizer que de cada 10 blumenauenses, apenas dois estão imunizados.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Siga-nos