Siga-nos

Em alta

INFRAESTRUTURA, SUSTENTABILIDADE, TRÂNSITO

Prefeitura quer financiar 50 milhões de dólares para Corredor Estrutural Norte e ampliação da ETA II 

Projeto Corredor Norte
Corredor Norte será dividido em três lotes. Foto: reprodução, YouTube

O prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt entregou na tarde desta quinta-feira na Câmara Municipal o projeto de lei que autoriza a prefeitura a contratar financiamento para implantar o Corredor Estrutural Norte e ampliar a Estação de Tratamento de Água da Rua Bahia (ETA II). A ideia é financiar cerca de US$ 50 milhões com o Fonplata – Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata. A contrapartida da prefeitura é de US$ 12,5 milhões.


A obra do Corredor Estrutural Norte só será possível quando o governo estadual permitir a municipalização do trecho da rodovia SC-108 que passa pela Itoupava Central, entre o viaduto da Mafisa e o posto da Polícia Rodoviária Estadual e coincide com a Rua Dr. Pedro Zimmermann. A ideia da prefeitura é adiantar os projetos para que quando isso ocorra seja possível contratar a obra. Inicialmente, a municipalização depende da conclusão do prolongamento da Via Expressa.

A obra será dividida em quatro lotes e prevê trechos com três pistas em cada sentido e outros com duas pistas em cada sentido. Uma delas deve servir como corredor exclusivo para o transporte coletivo. Também estão previstos a reurbanização do trecho entre o Terminal Aterro e o viaduto da Mafisa e aabertura de uma nova rua entre a Rua 1º de Janeiro e a Rua Dr. Pedro Zimmermann, em frente à Uniasselvi

Captação de água

ETA 2
Projeto de revitalização e ampliação da ETA II. Foto: reprodução, YouTube

Em relação à Estação de Tratamento de Água da Rua Bahia (ETA II) a ideia é ampliar a captação de água bruta e a capacidade de tratamento dessa água. a estação seria totalmente revitalizada e ampliada. O projeto executivo já foi contratado e deve ser concluído em janeiro de 2022.


ttelegram
wwhatsapp

A possível aprovação do financiamento por parte da Câmara Municipal de Blumenau é apenas o primeiro passo em busca do dinheiro necessário para as obras. Segundo o prefeito, os projetos de Blumenau estão em uma fila com projetos de várias cidades do país em busca de financiamento no Fonplata.

3 Comments

  1. Lauro Eduardo Bacca

    Já que vão mexer na rua Pedro-Zimmermann, por que nao aoroveitam e fazem o desvio, permitindo a ampliacao sul da pista do aeroporto quero Quero? Será agora ou nunca.

  2. Celso

    Concordo com o Sr. Bacca! Espero que nesse projeto esteja presente a ideia de viabilizar o Aeroporto.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *