A BRK, empresa responsável pela instalação da rede e tratamento do esgoto de Blumenau, recolheu no ano passado 197 mil quilos de lixo que os moradores da cidade jogaram indevidamente na rede da cidade. Esse volume foi retirado ao longo de todo o ano durante a manutenção de 143 mil metros de tubulação.
A quantidade de lixo retirada é 2,5% menor que a registrada em 2019. Ainda assim, representa uma grande dor de cabeça na manutenção da rede e mostra que o blumenauense ainda tem que avançar um bocado na conscientização em relação ao destino certo dos resíduos sólidos.
Entre o lixo encontrado há muito material de construção, como resto de cimento, madeira, plástico e sacos. O diretor da BRK em Blumenau, Cleber da Silva, acredita que a maior parte desse material vem do serviço necessário para ligar as casas à rede de esgoto.
Além do material de construção, há muito lixo que deveria ser jogado na lixeira e não no vaso sanitário ou ralo. Cotonetes, cabelo, fio dental e preservativos são exemplos de material que na rede de esgoto só causam problemas. Principalmente quando gera entupimentos da tubulação, o que pode provocar o retorno do esgoto ao imóvel.
Gordura é vilã
Outro veneno para a rede de esgoto, segundo Cleber, é o óleo de cozinha. Como nas artérias, a gordura acumulada na tubulação causa entupimento e a manutenção é mais demorada e cara. Como a gordura se solidifica, nesses casos é necessário o rompimento e substituição do tubo.
A conscientização da população é o melhor caminho para evitar esse tipo de problema. Dicas importantes de como lidar com o lixo e o esgoto estão no blog da própria BRK. Acesse e confira!
4 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (626)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Joga ou jogou? 🙂
😉 Valeu!
[…] 01/03/2021 2 min de leitura […]
Olha, eu entendo que Blumenauense é quem nasceu aqui em Blumenau, e como tem muita gente de outros municípios e estados morando na cidade, seria mais justo dizer os “moradores da cidade de Blumenau” jogaram 197 toneladas de lixo…. A notícia é impactante e precisa de uma resposta da sociedade. Somos ou não somos uma cidade jardim?