Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: média móvel de casos em Blumenau é a menor desde o dia 7 de novembro 

grafico media movel

Blumenau registrou neste final de semana 207 novos casos de covid-19 entre os moradores da cidade. Foram 137 diagnósticos no sábado e 70 no domingo, segundo dados divulgados pela prefeitura. No total a cidade registra 30.407 casos da doença provocada pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

A média móvel de novos casos registrada neste domingo, dia 20 de dezembro, foi de 192, a menor desde o dia 7 de novembro. A queda em 14 dias — parâmetro usado por especialistas para verificar se há queda, estabilização ou aumento de casos — foi de 46%, o que confirma que estamos em período de diminuição de novos casos.


Em todo o fim de semana uma paciente morreu com a doença nos hospitais da cidade. No total 236 moradores de Blumenau perderam a vida com covid-19 desde o início da pandemia.
A média móvel de mortes também diminuiu. Há duas semanas esse número era de 2,14 mortes por dia e no domingo foi de 1,14.

Internações preocupam

O índice que mais demora em cair na cidade segue sendo o de internações. No fim da tarde de domingo 127 pacientes estavam internados nos hospitais de Blumenau. A maioria, 67, em leitos de UTI. Como a prefeitura divulga que os hospitais têm condições de oferecer 94 leitos de terapia intensiva para o tratamento da doença, a ocupação de leitos de UTI é de 71%.

Faz mais de duas semanas que o número de internados em leitos de UTI oscila na casa das seis dezenas. Há uma semana eram 65 e há 14 dias eram 64.

Avaliação e cuidados

O secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, atribui a queda no número de casos a, principalmente, dois fatores. O primeiro deles é o fato de as pessoas terem se contagiado e adquirido imunidade. Mesmo sem saber por quanto tempo dura essa imunização natural, Krambeck diz que ela ajuda a diminuir os índices de contágio.


whatsapp
telegram

Outro aspecto a ser levado em conta é o fato de estarmos em época de férias. Muita gente já está fora da cidade e acaba buscando atendimento em outros municípios.

Sobre as internações, Krambeck diz que a expectativa é que os índices comecem a cair nas primeiras semanas de janeiro. Ele reforça os cuidados que a população tem que levar em conta neste fim de ano para não provocar um novo aumento nos números da pandemia em Blumenau. Evitar grandes reuniões, tanto no Natal como no Réveillon, será determinante para manter os números em queda.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *