Era para ser um dia de festa, mas a pandemia forçou a mudança de planos. Os 60 anos da Ártico, tradicional fabricante de equipamentos e móveis refrigerados de Blumenau, estão sendo comemorados nesta terça-feira com um almoço para os colaboradores.
Todos os cuidados estão sendo tomados com o objetivo de garantir a segurança deles. Para evitar aglomeração, as cerca de 120 pessoas serão divididas em três grupos que vão se revezar no espaço. A ideia era comemorar em grande estilo, com uma festa em que até os representantes de todo o país viriam a Blumenau, mas essa foi adiada para 2021.
- Alunos e professores de Blumenau matam saudades em drive-thru solidário
A pandemia não forçou apenas adaptações nas comemorações. Na produção também houve impacto. Jornadas e salários foram reduzidos para enfrentar a queda no faturamento.
De acordo com a diretora Christiane Buerger, filha do fundador da empresa Hubert Schildwachter, os meses de março e abril foram péssimos, mas uma reação começou a ser sentida em maio. Em junho as vendas foram um pouco menores que no mesmo período do ano passado, o que em época de pandemia vem sendo comemorado. Um grato presente de aniversário.
Inovação
Acostumada a vender para todo o Brasil, com representantes nas cinco regiões do país, a empresa do Salto do Norte viu as vendas minguarem no Norte e Nordeste nos últimos meses. São os estados do Sul e Sudeste que majoritariamente sustentam os trabalhos nesses meses de pandemia.
Mas há também o lado bom da crise. Com mais tempo, a Ártico trabalhou na elaboração de novos produtos que estão em teste e devem ser lançados nos próximos meses. Segundo Christiane, é uma linha mais moderna com pitadas do mundo digital. Apesar de sexagenária, a empresa trabalha para manter o frescor da juventude na inovação e criatividade.
Reconhecimento
Os congeladores e balcões frigoríficos fabricados em Blumenau estão espalhados por panificadoras, confeitarias, restaurantes e supermercados de todo o país. Até mesmo o cantor Zeca Pagodinho já andou elogiando um congelador da Ártico. A empresa também teve a qualidade aferida pelo eterno e saudoso boêmio Horácio Braun, convidado de honra das demonstrações de novos produtos feitas na chácara da empresa.
A Ártico foi também uma das primeiras empresas de refrigeração comercial do país a homologar um acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Há mais de 20 anos ela eliminou de todos os processos e produtos o uso do CFC, gás prejudicial à camada de ozônio.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Estou começando um pequeno negócio e gostaria de adquirir o Congelador Ártico